A Terceira Conferência Interministerial sobre Saúde e Meio Ambiente (IMCHE3) começa hoje no centro de conferências de Angondje em Libreville, Gabon. Os Ministros Africanos da Saúde e do Meio Ambiente se reunirão de 6 a 9 de novembro para discutir como transformar as políticas ambientais e de saúde em ações concretas.
Na região africana, 23% das mortes estão ligadas ao meio ambiente. Esta é a figura mais alta em comparação com qualquer região do mundo na base per capita (mortes por 100 000 pessoas). Enquanto o continente tem sido atormentado por problemas relacionados com o acesso à água potável segura, saneamento inadequado e infra-estruturas deficientes, a poluição e novas ameaças ambientais surgiram, incluindo alterações climáticas e urbanização rápida e não planejada.
A Conferência, organizada conjuntamente pelo Governo de Gabon, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMA), visa identificar as ameaças ambientais emergentes para a saúde das pessoas e concordar um plano de ação estratégico para a região.
"Do ar que respiramos até a água que bebemos e os lugares onde vivemos e trabalhamos, o meio ambiente está intimamente ligado à nossa saúde", disse o Dr. Matshidiso Moeti, diretora do Escritório Regional da OMS para a África. “Infelizmente para milhões de africanos, o meio ambiente pode deixá-los doentes e até matá-los. Com as mudanças climáticas, a situação provavelmente só piorará. Precisamos urgentemente mudar esta situação”.
Cerca de 300 delegados, incluindo ministros de Saúde, Meio Ambiente e Finanças, bem como representantes de organizações regionais políticas e econômicas, grandes cidades, agências multilaterais e especialistas de 54 países da África participarão na Conferência.
Drª Matshidiso Moeti Diretora Regional da OMS para África
Mensagem de boas vindas da Diretora Regional da OMS para África
Dou as boas vindas à Terceira Conferência Interministerial sobre Saúde e Meio Ambiente, organizada conjuntamente pelo Governo de Gabon, pela OMS e pelo PNUMA aqui em Libreville, Gabon.
Gostaria de expressar minha sincera gratidão a Sua Excelência o Senhor Ali Bongo, Presidente da República do Gabon e ao povo do Gabon, pela hospitalidade e os excelentes preparativos para esta reunião.
O nosso continente enfrenta uma série de problemas ambientais e de saúde pública que ameaçam a segurança da saúde na região.
Esta conferência fará balanço do progresso realizado até agora e definirá o rumo para as ações futuras. Os delegados identificarão questões emergentes e ameaças à saúde e ao meio ambiente, bem como opções para construir um ambiente favorável para a boa saúde da população em Africa.
Os resultados da conferência incluem um plano de ação estratégico para aumentar a cobertura de intervenções no sector ambiental e no sector da saúde; um compromisso dos governos africanos e das partes interessadas para intensificar políticas e ações conjuntas nas área de saúde da saúde e do meio ambiente; e identificação de oportunidades de acesso a investimento e mobilização de recursos internos para apoiar intervenções prioritárias de saúde e ambientais.
Este ano, o Diário Oficial da OMS será distribuído aos delegados apenas eletronicamente. Uma conferência quase sem papel é uma das nossas modestas contribuições para salvar nosso planeta. O Secretariado da OMS está à sua disposição para qualquer assistência necessária durante esta conferência.
Desejo-lhe uma reunião bem sucedida.
Drª Matshidiso Moeti
Diretora Regional da OMS para África
Para assistir ao vídeo de abertura da conferência, por favor clique abaixo:
Sessão de Abertura: 6 de novembro de 2018
REUNIÃO DE ESPECIALISTAS
Terça-feira, 6 de novembro
08:00-09:00
Chegada e Registo dos participantes
09:00-10:00
Sessão de Abertura
Boas-vindas e introdução: M. Tony Engouma, Mestre de cerimônias Gabon
Boas-vindas: Sr. Jacques Denis TSANGA, Ministro da Água e Florestas, responsável do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Observações: Dra. Juliette Biao Koudenoukpo, Diretora Regional do PNUMA
Observações: Dr. Matshidiso Rebecca MOETI, Diretora Regional da OMS
Declaração de abertura oficial: Sra. Denise MEKAM'NE EDZIDZI, Ministra de Estado, Ministra da Saúde, Gabão
10:00-10:45
Foto do grupo e café
Declaração de Libreville 2008 mais 10: O que é que você declara?
A campanha de redes sociais "Eu Declaro" do Escritório Regional da OMS em África e do Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMA), está tendo lugar durante a Terceira Conferência Interministerial sobre Saúde e Meio Ambiente em África (IMCHE3) - 10 anos após a Declaração de Libreville de 2008.
Entre as apresentações e as discussões plenárias, os líderes africanos dos sectores da saúde e do meio ambiente, bem como as organizações sem fins lucrativos, os representantes dos meios de comunicação social e os membros da sociedade civil, têm a oportunidade de expressar seus compromissos pessoais para melhorar a saúde e o meio ambiente em África.
Os participantes podem escolher entre dez cartões de compromisso e posar para uma selfie frente a um banner colorido, para depois compartilhar essa selfie nas suas redes sociais com o hashtag #Librevilleplus10. É um ato simples e divertido que pode mostrar o seu compromisso com a saúde das pessoas e a saúde do nosso planeta.
De uma ação pessoal, como “parar de usar plásticos de uso único”, até maiores implicações políticas, como apoiar “uma África mais verde e saudável”, uma coisa é certa: esta semana em Libreville visa o reconhecimento da importante ligação entre a saúde e o meio ambiente.
E-Jornal
O Secretariado do IMCHE3 tem o prazer de anunciar a publicação do eJournal, que substitui a versão impressa publicada em anteriores Comités Regionais. O eJournal é fácil de usar e permite uma melhor interacção com nossos leitores. Ele apresenta novos recursos, como vídeos incorporados, galerias de fotos, gravações áudio e muito mais. O eJournal é publicado em três línguas de trabalho da OMS (francês, inglês e português). É possível aceder o eJournal através de todos os dispositivos electrónicos tais como os computadores, telefones celulares, iPads e todos os demais dispositivos móveis por e-mail e acessá-lo a qualquer momento, durante as sessões do Comité Regional. Para aqueles que gostariam de receber a versão electrónica da revista, por favor, envie um e-mail para Jiri Phyllis (jirip@who.int).